
Quais as diferenças entre os tipos de motores de carros?
Tipos de motor
1.0
O carro com a menor potência e menor consumo de combustível. Quem opta por um carro 1.0, abre mão da potência para gastar menos combustível. Esse tipo de motor é indicado para veículos que circulam pela cidade e não precisam subir morros mais íngremes.
1.4
Já o motor 1.4 é indicado para quem deseja economia aliada com desempenho. Ele permite o uso do ar condicionado sem comprometer a utilização do combustível, apresenta um ótimo desempenho em lugares ingrimes, coisa que não acontece com o motor 1.0. Além disso, com esse motor o motorista não precisa esticar a marcha para aproveitar o torque.
1.6
O motor 1.6 oferece agilidade nas ultrapassagens, melhor arranque, menos trocas de marchas e melhor desempenho em subidas, entretanto, o gasto de combustível é maior.
1.8
Motor indicado para quem realiza viagens de média e longa distância. Ele equipa carros de médio porte e modelos esportivos. Não sendo ideal para uso em perímetro urbano.
2.0
Qualquer pessoa torce o nariz quando vê que o carro é 2.0, afinal, ninguém deseja tornar-se “sócio” do posto de combustível. A vantagem do 2.0 é a sua potência. Pra ele não existe ultrapassagem difícil, mesmo em ladeira. Para quem gosta de dirigir rápido e aprecia a performance do veículo, esse é o motor indicado.
Então, devo optar por qual modelo?
Isso depende do seu objetivo e do seu desejo como consumidor. Mas há alguns mitos que podem ser esclarecidos. Os motores 1.0 chegaram ao mercado brasileiro no início da década de 90, com fama de econômicos e mais baratos.
Um carro 1.0 é mais econômico do que um carro 1.6, atualmente? Depende muito da sua realidade. Se você mora em uma cidade com muitos morros, o carro 1.0 vai exigir que você acelere mais para enfrentar os aclives, e consequentemente, gaste mais combustível. O mesmo ocorre na estrada: um carro 1.0 a 110km/h estará muito mais perto do seu limite de giro do que um carro de cilindrada maior.
O fato é que, atualmente, independentemente dos tipos de motores de carro, existe uma enorme gama de veículos no mercado. Para escolher um, você precisa analisar quais são as suas necessidades: você tem família grande? Viaja muito? Só anda na cidade? Usa o carro para trabalhar? São perguntas que você deve se fazer antes de se colocar diante de um vendedor para escolher o seu carro novo.